Coaching Terapêutico – Coaching para a Coragem®

O Coaching para a Coragem® é um processo de apoio à mudança pessoal centrado no desenvolvimento da resiliência, da auto-confiança, da auto-estima e da auto-motivação.

O Coaching para a Coragem® diferencia-se dos processos de coaching actualmente existentes pois centra-se, especificamente, no desenvolvimento da capacidade pessoal para superar os medos, muitos deles paralisantes, que levam à perda da capacidade pessoal para seguir em frente e para manter o foco no lado positivo da vida.

O processo desenvolve-se ao longo de sete passos que permitem fazer o caminho do Medo à Coragem, nomeadamente em fases de mudança pessoal e de dor emocional.

Tendo por base a Relação de Ajuda e a Escola da Psicoterapia Existencial, o Coaching para a Coragem® é um Coaching Terapêutico uma vez que trabalha os medos sentidos pela pessoa, nomeadamente:

  • Medos relativos à incerteza e à insegurança da vida (situação profissional, relacionamentos, saúde, finanças pessoais, perda do sentido da vida, sentimentos de infelicidade e de ansiedade, stress).

  • Medos relativos à necessidade de fazer escolhas acertadas.

  • Medos relativos ao compromisso (com os outros, com uma actividade, com um plano de vida ou consigo próprio).

  • Medos relativos à aceitação dos limites pessoais: assumir a responsabilidade pelo que somos e pelo que fazemos.

  • Medos relativos à mudança, geradora de ansiedades e de elevado stress.

  • Medos relativos a sentimentos de baixa auto-estima, baixa auto-confiança e de vulnerabilidade face aos problemas decorrentes do processo da vida.

  • Medos relativos à incapacidade para ultrapassar ou lidar com a perda (pessoas, emprego, falência financeira, liderança das próprias emoções).

  • Medos relacionados com a incapacidade para dizer “não!”.

A metodologia do Coaching para a Coragem® envolve uma abordagem centrada na pessoa e naquele que é o seu momento de vida actual, com a conjuntura e os constrangimentos que sente na fase em que inicia o processo de coaching.

O Coaching para a Coragem® baseia-se no conceito da Escola Psicoterapêutica Existencialista que defende que, mais importante do que a nossa origem, o que nos fizeram ou o que nos ensinaram, é aquilo que nós mesmos conseguimos fazer, neste momento, com os recursos que temos.

O trabalho fundamental do Coaching para a Coragem® passa por devolver à pessoa a sua capacidade inata para ultrapassar com sucesso os problemas que se lhe apresentam. Um trabalho focado nos pontos fortes de cada um e na nossa singularidade. O Centro é o potencial de cada pessoa para fazer uso das suas capacidades actuais e avançar com as mudanças que deseja para a sua vida.

O processo permite identificar os medos pessoais e quais os padrões negativos que estão na sua base.

A partir deste ponto, a metodologia trabalha a auto-estima, a resiliência e a capacidade de cada pessoa voltar a acreditar no seu valor próprio, readquirindo a confiança necessária para voltar a liderar a sua vida e os seus projectos.

A metodologia do Coaching para a Coragem® parte da análise da situação actual da pessoa (percebendo quais as principais crenças limitativas que a estão a impedir de conseguir ser bem sucedida na concretização dos seus objectivos) e ajuda a preparar o PPC – Plano Pessoal de Coragem® (plano personalizado para ultrapassar as crenças negativas pessoais e as limitações à acção).

Ao curarmos os nossos medos, curamos a nossa vida. Readquirimos a esperança e somos autores da nossa própria história!

Há outras vertentes do Coaching pela Academia da Coragem®:

As sessões de Coaching Terapêutico têm a duração média de 60 minutos.

Coach e Terapeuta: Teresa Marta.